Metapneumovírus humano: um vírus respiratório comum
O metapneumovírus humano (HMPV) é um primo próximo do vírus sincicial respiratório (VSR), ambos responsáveis por infecções respiratórias.
Detectado inicialmente em 2001 na Holanda
O HMPV não é um vírus novo, nem uma ameaça emergente como foi o caso da Covid-19. Em sua maioria, ele causa sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum. No entanto, o risco de quadros graves está mais associado a crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Contexto: O aumento nos casos de HMPV na China no início deste ano gerou preocupações. No entanto, a OMS declarou que não há sinais de surtos incomuns e que o sistema de saúde chinês não está sobrecarregado.
Esse aumento, assim como o de outros vírus respiratórios, é esperado nesta época do ano e não representa motivo de alarme.
O HMPV em comparação com o VSR
Para a médica infectologista Luana Araújo, o metapneumovírus humano nunca foi uma causa significativa de síndrome respiratória aguda grave, mantendo-se assim até o momento. Já o VSR possui maior importância epidemiológica.
1. O que é o HMPV?
O HMPV é um tipo de microorganismo semelhante ao vírus sincicial respiratório, conhecido por causar doenças graves, principalmente em crianças e idosos. O VSR tem picos sazonais de circulação, variando de acordo com a época do ano e a região do país.
Na China, o aumento sazonal de diversos vírus, incluindo o HMPV e o VSR, é comum, devido à densidade populacional do país.
2. Quais as chances de se espalhar pelo mundo?
O HMPV já foi identificado em várias partes do mundo, sendo um vírus respiratório comum que circula especialmente durante o inverno e a primavera. No entanto, a falta de testes regulares e dados disponíveis pode variar conforme as políticas de saúde de cada país.
No Brasil, o HMPV foi registrado em 2004 e tem sido monitorado pelas autoridades de saúde desde então.
3. Como ele é transmitido?
O HMPV é transmitido principalmente por via respiratória, através de gotículas de saliva ou secreções respiratórias. Pertencente a uma família de vírus que inclui o da caxumba, sarampo e gripe, sua disseminação é semelhante.
4. Quais os sintomas do HMPV?
Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, congestão nasal e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, pode evoluir para bronquiolite ou pneumonia, sendo mais perigoso para crianças pequenas, idosos e indivíduos imunocomprometidos.
“Quando o tempo esfria e as pessoas se concentram mais, há uma maior disseminação desses vírus respiratórios. É isso tem sido observado na China”, destaca Melissa Palmieri, vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm-SP).
5. Existe vacina? Como é o tratamento?
Não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar o vírus. O tratamento é de suporte, com medidas para auxiliar na recuperação do paciente. As precauções de prevenção são similares a outros vírus respiratórios, como lavar as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e usar máscara quando em contato com pessoas vulneráveis.
Fonte: G1
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok