Preços de presentes de Natal em SP abaixo da inflação

Preços de presentes de fim de ano estão abaixo da inflação, aponta estudo da FecomercioSP

Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou que os preços dos itens geralmente procurados para presentear familiares e amigos neste período do ano estão abaixo da inflação. De acordo com o levantamento nacional divulgado recentemente, os preços dos presentes estão, em média, 2,15% mais caros em dezembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto a inflação até novembro atingiu 4,77%.

Itens analisados e variações de preço

A pesquisa da FecomercioSP utilizou um grupo de 50 itens, que incluem brinquedos, eletrônicos, flores, livros, sapatos e roupas. Entre os destaques, os tênis tiveram um aumento de 1,88% em 12 meses, enquanto as bermudas apresentaram uma alta de 0,76%. Alguns itens, no entanto, registraram uma queda de preço, como as camisas infantis (-0,34%), bicicletas (-3,93%) e brinquedos (-4,46%).

Variações expressivas nos preços

Dos 50 itens analisados, apenas 12 tiveram aumentos acima dos 4,77% em comparação com o ano anterior. Os produtos que mais encareceram foram as flores naturais (15,9%), joias (13,7%), ar-condicionado (11%), livros não didáticos (9,7%) e saias (6,98%). Por outro lado, os itens que mais tiveram queda de preço foram os brinquedos (-4,4%), aparelhos telefônicos (-4%), bicicletas (-3,9%), máquinas de lavar roupas (-2,6%) e refrigeradores (-2%).

Cenário favorável para o varejo brasileiro

Segundo a FecomercioSP, o cenário econômico atual é favorável para o varejo brasileiro. Com uma taxa de desemprego baixa, de 6,2% no trimestre encerrado em outubro, uma massa de rendimentos mais alta e maior disponibilidade de crédito, especialmente através do cartão, espera-se um período de vendas aquecidas no país neste final de ano. Com opções de pagamento diversificadas, como parcelamento ou Pix, a expectativa é positiva para o comércio.

Fonte: Agência Brasil


1734577178 445 ebc

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok