Milei promete acabar com inflação na Argentina

Javier Milei promete acabar com a inflação na Argentina

O presidente argentino, Javier Milei, fez um discurso marcante na última terça-feira (10), em comemoração ao primeiro ano de seu governo ultraliberal. Milei prometeu que a inflação, que atingiu 25,5% ao mês em dezembro do ano passado, será em breve “uma lembrança ruim” para os argentinos, com a taxa caindo para 2,7% em outubro, de acordo com dados oficiais.

Objetivos na presidência do Mercosul

Durante sua gestão na presidência semestral do Mercosul, bloco fundado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e mais recentemente a Bolívia, Javier Milei afirmou que buscará aumentar a autonomia dos membros do organismo perante o resto do mundo. Ele anunciou que o principal objetivo será impulsionar um tratado de livre-comércio com os Estados Unidos, buscando concluir um acordo que deveria ter sido realizado há 19 anos.

Controle cambial e desafios econômicos

O presidente argentino também se comprometeu a eliminar o controle cambial vigente no país, permitindo que os cidadãos utilizem a moeda de sua escolha em transações cotidianas. Milei destacou que o controle cambial será abolido “no ano que vem e para sempre”, buscando trazer maior liberdade econômica aos argentinos.

Em seu discurso, Milei afirmou que o país passou por uma “prova de fogo” e mencionou os desafios enfrentados nos primeiros seis meses de seu governo. A pobreza no país atingiu um patamar histórico, saltando 11 pontos percentuais e afetando 52,9% da população, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Censo da Argentina (Indec).

Fonte: G1

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok