Detran-RR alerta sobre golpe com mensagens falsas de suspensão de CNH
O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) emitiu um alerta à população sobre um golpe que está sendo aplicado por meio de mensagens falsas relacionadas à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Golpistas estão enviando mensagens para os cidadãos, convidando-os a acessar um link para realizar uma suposta consulta, porém, ao clicar no link, a vítima é redirecionada para uma página falsa que simula o sistema gov.br, do Governo Federal.
Modus operandi dos golpistas
Os golpistas utilizam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas de que a mensagem é legítima e que a situação de suspensão da CNH é real. Ao acessar o link fornecido, o cidadão é direcionado para uma página muito semelhante ao site oficial do governo, solicitando informações pessoais e sensíveis, como CPF, dados bancários e até mesmo fotos do documento de identidade.
É importante ressaltar que órgãos governamentais, como o Detran, não solicitam dados pessoais ou bancários por meio de mensagens de texto ou e-mail. Portanto, qualquer comunicação nesse sentido deve ser tratada com desconfiança e verificada diretamente nos canais oficiais.
Como se proteger
Para evitar cair em golpes virtuais, é fundamental estar sempre atento e desconfiar de mensagens que solicitam informações pessoais, especialmente quando se trata de assuntos relacionados a órgãos públicos. Além disso, é importante verificar a veracidade das informações diretamente nos sites oficiais e nunca clicar em links suspeitos enviados por desconhecidos.
Caso receba uma mensagem suspeita, a orientação é contatar imediatamente o órgão responsável, como o Detran, para verificar a veracidade da informação. Além disso, é importante reportar o golpe às autoridades competentes para que medidas possam ser tomadas para evitar que mais pessoas sejam prejudicadas.
O Detran-RR reforça que está trabalhando para alertar a população sobre esse golpe e orienta a todos a ficarem atentos e a compartilharem essa informação com amigos e familiares, a fim de prevenir novas vítimas dessa prática criminosa.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok