Título: PicPay lança funcionalidade de Pix pelo WhatsApp em parceria com a Meta
O PicPay anunciou nesta segunda-feira (11) o lançamento do Pix pelo WhatsApp, uma nova função que permite aos usuários realizar transferências instantâneas diretamente do aplicativo de mensagens. Desenvolvido em parceria com a Meta, o recurso utiliza inteligência artificial generativa para agilizar os pagamentos.
Tecnologia inovadora para facilitar as transações financeiras
A ferramenta conta com a tecnologia do Microsoft Azure OpenAI Service, que permite à inteligência artificial integrada identificar chaves Pix em diversos contextos e formatos de conversas, como textos, imagens ou áudios. Por exemplo, ao enviar o cardápio de um restaurante para o bot, os dados para o pagamento são reconhecidos instantaneamente.
O assistente desenvolvido pela fintech também é capaz de calcular porcentagens e despesas em grupo, como a divisão de valores para um churrasco. Ao compartilhar o conteúdo na conversa com a tecnologia, o bot entra em ação e o pagamento é concluído no aplicativo do banco digital por meio da biometria, garantindo maior segurança.
Facilidade e praticidade para os usuários
O porta-voz do PicPay, Danilo Caffaro, destacou que a utilização da GenAI para transações no WhatsApp leva o Pix a um novo patamar de praticidade e rapidez, com alto nível de segurança. Essa inovação não apenas abre novos casos de uso, mas também coloca o futuro dos pagamentos e da inteligência artificial diretamente nas mãos dos clientes.
Como utilizar o Pix pelo WhatsApp pelo PicPay?
O assistente PicPay no WhatsApp será disponibilizado para todos os 57 milhões de usuários do aplicativo da fintech. A disponibilidade está sendo realizada de forma gradual, portanto alguns clientes podem demorar um pouco mais para ter acesso à ferramenta de pagamentos no mensageiro.
Para verificar se o recurso está disponível, é necessário abrir o aplicativo da fintech, acessar a opção “Pix” e verificar se há o atalho “Pix no WhatsApp”. Ao tocar nele, o usuário será direcionado ao mensageiro, onde poderá interagir com o chatbot, enviando mensagens de texto, prints, fotos e áudios para que a tecnologia identifique as informações de pagamento.
Em seguida, o usuário deverá escolher entre cartão de crédito e saldo em conta para realizar a transferência, sendo necessário voltar ao aplicativo do banco para finalizar a operação. A inteligência artificial ganhará mais funções no futuro, incluindo alertas sobre contas a vencer, cadastro de débitos automáticos e consultas a documentos de veículos.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok