Flup terá programação com maioria de mulheres negras

Festa Literária das Periferias anuncia programação com foco em mulheres negras

A 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) divulgou a sua agenda para este ano, com mais de 90% da programação formada por mulheres negras. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, localizado na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

Programação variada e diversificada

Nomes importantes da literatura nacional e internacional, ligados às artes e academia, participarão de debates, oficinas formativas, apresentações musicais, saraus, lançamentos de editoras e performances durante a Festa. Além disso, durante o Ciclo de Debates Aquilombamentos, representantes de comunidades e organizações ligadas às pautas raciais, étnicas, de gênero e climáticas estarão presentes para fortalecer o debate público.

Homenagem a Maria Beatriz Nascimento

A Flup deste ano prestará homenagem à historiadora, poeta e cineasta Maria Beatriz Nascimento (1942-1995), reconhecendo o seu legado artístico e ativismo na defesa dos direitos humanos de negros e mulheres no Brasil. O quilombo, símbolo de resistência e comunidade defendido por Nascimento, influencia a programação do festival.

No primeiro dia do evento, está programada uma mesa literária com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, sob o tema “O que Queremos para Ontem?”. Já no dia 13 de novembro, a escritora Conceição Evaristo participará de uma mesa literária chamada “Insiders/Outsiders”.

A Flup, reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2023, terá uma programação gratuita e para todas as idades. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Shell e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Globo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Fundação Ford.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok