Tesla apaga texto prometendo carros 100% autônomos

Tesla apaga artigo sobre carros autônomos do passado

A Tesla surpreendeu ao apagar um artigo anteriormente publicado em seu blog oficial, no qual citava que todos os carros da montadora seriam capazes de ser 100% autônomos no futuro. A exclusão ocorreu em uma limpeza de conteúdo realizada no último fim de semana, com a exclusão de todas as publicações feitas antes de 2019.

Limpando o Passado

De acordo com o site Electrek, a limpa parece ter acontecido na sexta-feira (23), eliminando posts que datavam desde o início da marca. Um dos textos excluídos foi o artigo de 2016 intitulado “Todos os carros da Tesla produzidos agora têm hardware para direção totalmente autônoma”. Nele, a Tesla prometia a capacidade de dirigir sozinhos para todos os carros da marca, com possíveis atualizações de software.

Arquivos Disponíveis

Apesar da exclusão dos artigos, boa parte do conteúdo ainda pode ser acessado no Internet Archive, garantindo que as informações não sejam perdidas definitivamente.

Perda Histórica

A exclusão desse conteúdo deixa para trás uma parte essencial da história da Tesla e apaga promessas significativas, como a autonomia total dos veículos. Em um trecho do artigo removido, a empresa ao anunciar a equiparação dos carros com hardware adequado para autonomia total com um nível de segurança superior ao de uma condução humana.

Atualmente, os carros da Tesla atingem o nível 3 de automação, sendo capazes de tomar decisões baseadas em sensores, mas ainda exigindo a intervenção do motorista em determinadas circunstâncias. Já a automação plena, ou autonomia de nível 5, é quando o veículo pode assumir a direção sem a necessidade de um humano presente.

Atualizações Pagas

Mais recentemente, a Tesla anunciou a necessidade de um upgrade de hardware pago para atingir um nível maior de autonomia em seus veículos, indo contra a promessa feita em 2016 e exigindo que o condutor ainda mantenha atenção durante a condução. O impacto dessa exclusão de conteúdo em relação às promessas quebradas ainda é incerto, mas certamente levanta questionamentos sobre o futuro da empresa nesse aspecto.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok