Israel aumenta refúgios em Gaza após ataque em escola

Exército de Israel ordena novas evacuações após ataque mortal em Gaza

O exército de Israel ordenou mais evacuações no sul de Gaza no início deste domingo, 11, depois que um ataque aéreo mortal em uma escola transformada em abrigo no norte matou cerca de 100 palestinos, de acordo com as autoridades de saúde locais. Israel disse que o ataque teve como alvo um posto de comando de militantes, matando 19 combatentes.

Evacuações em massa em Gaza

Israel tem ordenado repetidamente evacuações em massa à medida que suas tropas retornam a áreas altamente destruídas onde anteriormente lutavam contra terroristas palestinos. A grande maioria da população de Gaza, de 2,3 milhões de pessoas, foi deslocada pela guerra de dez meses, diversas vezes.

Centenas de milhares deslocados em situação precária

Centenas de milhares de pessoas se amontoaram em acampamentos miseráveis com poucos serviços públicos ou buscaram abrigo em escolas como a que foi atingida no sábado. Os palestinos dizem que nenhum lugar do território sitiado é seguro.

Novas ordens de evacuação em Khan Younis

As últimas ordens de evacuação se aplicam a áreas em Khan Younis, incluindo parte de uma zona humanitária declarada por Israel, de onde os militares disseram que foram disparados foguetes. Israel acusa o Hamas e outros militantes de se esconderem entre os civis e lançarem ataques de áreas residenciais.

Destruição em Khan Younis

Khan Younis, a segunda maior cidade de Gaza, sofreu uma destruição generalizada durante uma ofensiva aérea e terrestre no início deste ano. Dezenas de milhares de pessoas fugiram novamente na semana passada, após uma ordem de evacuação anterior.

Situação insustentável para os refugiados

Centenas de famílias, carregando seus pertences nos braços, deixaram suas casas e abrigos no início do domingo, em busca de um refúgio. Muitos expressam desespero com a situação, como a viúva Amal Abu Yahia, que já foi deslocada várias vezes.

Ramadan Issa, um pai de cinco filhos na casa dos 50 anos, fugiu de Khan Younis com 17 membros de sua família, juntando-se a centenas de pessoas que caminhavam em direção ao centro de Gaza no início do domingo.

Crise humanitária em Gaza

O Ministério da Saúde de Gaza diz que o número de mortos palestinos na guerra de dez meses está se aproximando de 40 mil. A comunidade internacional tem alertado para a fome e a crise humanitária que assola o território.

A guerra entre Israel e Gaza começou em outubro, levando a um conflito prolongado com graves consequências humanitárias. Os esforços internacionais para um cessar-fogo e a libertação de reféns têm enfrentado desafios.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok