Brasil assume temporariamente a embaixada argentina em Caracas

Brasil assume representação diplomática argentina em Caracas após expulsão de Maduro

O presidente da Argentina, Javier Milei, agradeceu ao Brasil por assumir temporariamente, nesta quinta-feira (1º), a representação diplomática argentina em Caracas, na Venezuela, a pedido de seu governo, após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decretar o fechamento da representação diplomática argentina e ordenar a expulsão dos diplomatas argentinos.

Agradecimento de Milei

A publicação foi feita na rede social X (antigo Twitter) de Milei. “Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos. A Venezuela respeitará, portanto, as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, publicou na rede X o presidente da Argentina, Javier Milei. Na postagem, ele prevê a retomada democrática no país bolivariano. “Não tenho dúvida de que, em breve, reabriremos a nossa embaixada em uma Venezuela livre e democrática”, disse.

Expulsão de diplomatas

Na segunda-feira (29), o governo Maduro anunciou, por meio de um comunicado, que expulsaria o pessoal diplomático da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que contestaram os resultados da eleição presidencial na Venezuela, no domingo (28). Especificamente, a Argentina acusou de fraude os resultados eleitorais. Adicionalmente, na terça-feira (30), a Venezuela anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Peru.

Comunicado argentino

A ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino, confirmou que os funcionários diplomáticos, consulares e adidos de defesa argentinos deixarão a Venezuela devido à notificação do governo venezuelano. A custódia da sede diplomática argentina envolve venezuelanos opositores ao governo de Maduro refugiados na embaixada desde março. O Brasil se encarregará momentaneamente da administração e do cuidado dos imóveis das instalações da missão argentina em Caracas.

Posicionamento do Brasil

O governo brasileiro confirmou a guarda das instalações diplomáticas da Argentina na Venezuela, incluindo a segurança dos opositores venezuelanos refugiados na embaixada. Tratativas avançadas também estão em curso para assumir temporariamente a embaixada do Peru em Caracas. O Brasil se posicionará sobre o pleito venezuelano após a divulgação das atas pelo Conselho Nacional Eleitoral, garantindo transparência e legitimidade.

Alerta consular

A Embaixada do Brasil em Caracas emitiu um alerta consular a brasileiros na Venezuela, recomendando acompanhamento das informações sobre segurança local e evitando aglomerações. Em caso de emergência, os contatos de plantão podem ser acionados. O Brasil está atuando para garantir a segurança e a proteção dos nacionais em território estrangeiro.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok