Etapa final do G20 sobre emprego começa na terça-feira

Grupo de Trabalho do G20 Brasil discute emprego e trabalho decente em Fortaleza

A quinta e última etapa do Grupo de Trabalho e Emprego do G20 Brasil, liderado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 de julho, na cidade de Fortaleza. O evento contará com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e representantes dos trabalhadores, empresários, poder público e organismos multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Declaração dos ministros do Trabalho do G20

O Grupo de Trabalho (GT) tem como objetivo principal a produção de uma declaração dos ministros do Trabalho, que será incluída nos documentos finais da cúpula de chefes de Estado do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Eixos prioritários das discussões do GT

Quatro eixos prioritários norteiam as discussões do GT: criação de empregos de qualidade e promoção do trabalho decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza; promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas; uso de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida e igualdade de gênero e diversidade no mundo do trabalho.

Desafios na busca por consensos

Nesta sexta-feira (19), durante uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, o ministro Luiz Marinho destacou a dificuldade de encontrar consensos entre os países do G20 para a implementação de medidas concretas na área de trabalho e emprego. A presidência brasileira do grupo busca garantir que a declaração final não seja apenas um conjunto de frases vazias e sem impacto prático.

Iniciativas concretas em debate

Entre as iniciativas em debate está a implementação da Lei 14.611/2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. Além disso, o Ministério do Trabalho busca reforçar convites para que outros países participem da Coalizão Internacional de Igualdade Salarial (EPIC) e a criação de um repositório de políticas públicas na área de trabalho e emprego.

Grupo debaterá valor do salário entre países

Um grupo do GT foi restaurado para discutir o valor do salário entre os países do G20, buscando políticas que possam mudar o cenário global de queda na renda do trabalho. O G20 é composto por países que representam cerca de 80% do produto bruto mundial, 75% do comércio internacional, dois terços da população global e 60% da área terrestre do planeta.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok