RJ: Prisões e apreensões em ação contra milícia

Policiais da Operação Ordo prendem 3 homens e apreendem armas e drogas na zona oeste do Rio

Na luta contra traficantes e milicianos que atuam na zona oeste do Rio de Janeiro, os policiais que participam da Operação Ordo prenderam três homens envolvidos em atividades criminosas. As ações ocorrem em dez comunidades nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena, incluindo Rio das Pedras, Terreirão, César Maia/Coroado, Cidade de Deus, Muzema, Gardênia Azul, Tijuquinha, Fontela, Morro do Banco e Sítio do Pai João.

Armas e drogas apreendidas durante a operação

Até o momento, os policiais apreenderam um carro abandonado na Linha Amarela, após a fuga dos criminosos. Dentro do veículo, foram encontradas três granadas. Além disso, uma arma Beretta 9 mm, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie também foram apreendidos pelas autoridades.

Início da operação e ações realizadas

A Operação Ordo teve início nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15), com a autuação de uma fábrica de gelo na Cidade de Deus. O estabelecimento, além de poluir o solo por vazamento de óleo diretamente na rede de esgoto, também praticava furto de água.

Estrutura da operação e apoio do governo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que a operação não tem prazo determinado para terminar. Ele destacou que a ação foi planejada para empregar diariamente dois mil policiais militares, civis e agentes do programa Segurança Presente. O apoio inclui 300 viaturas, 37 motocicletas, dois helicópteros e um grande aparato tecnológico, como drones com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas.

Atuação em diversas comunidades e serviços essenciais

Os policiais estão atuando em várias comunidades, enquanto os principais eixos viários dos bairros são intensamente patrulhados. A Operação Ordo também inclui o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão em aberto.

Serviços essenciais e funcionamento durante a operação

A Secretaria de Estado de Educação garantiu que a atividade escolar não será prejudicada devido ao período de férias, com as escolas funcionando apenas para questões administrativas. As unidades estaduais de saúde operam normalmente durante a mega ação.

A Agência Brasil aguarda informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o funcionamento das unidades nas regiões afetadas pela operação.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok