Petrobras manifesta interesse em incrementar produção de gás na Bolívia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, expressou nesta terça-feira (9) o interesse da companhia em aumentar a produção de gás na Bolívia e em ampliar a importação desse insumo para o Brasil. Segundo ela, o mercado consumidor brasileiro demanda atualmente 50 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural por dia, porém, há a possibilidade de triplicar essa quantidade, alcançando 150 milhões de m³ diários.
Integração energética na América do Sul
Chambriard ressaltou a importância do gás natural na integração energética da América do Sul, destacando a sinergia entre Brasil, Bolívia e Argentina, países conectados pelo gasoduto. Ela enfatizou a necessidade de garantir que o gás chegue ao Brasil a preços acessíveis, para ser utilizado como insumo na indústria petroquímica e na produção de fertilizantes.
Perspectivas para aumento da produção
A Petrobras, que anteriormente era responsável por 60% da produção de gás natural boliviano, agora opera 25% do total produzido no país vizinho. Magda Chambriard destacou que a empresa enxerga oportunidades para expandir a produção tanto de forma independente quanto em parcerias estratégicas que justifiquem investimentos.
A presidente da estatal proferiu seu discurso durante o Foro Empresarial Bolívia – Brasil, realizado em Santa Cruz de La Sierra, com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Bolívia, Alberto Arce.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok