Prazo ampliado para empresas do RS fornecerem auxílio aos trabalhadores

Programa emergencial oferece apoio financeiro a empresas gaúchas afetadas pelas enchentes

As empresas localizadas no Rio Grande do Sul que foram impactadas pelas enchentes no mês de maio terão uma nova oportunidade para se cadastrar no Programa Emergencial de Apoio Financeiro. O prazo, que inicialmente se encerraria em 26 de junho, foi prorrogado pelo Ministério do Trabalho e Emprego até o dia 12 de julho, visando possibilitar uma maior adesão ao programa.

Até o momento, 16,6 mil empresas já aderiram ao programa, abrangendo cerca de 220 mil trabalhadores. Apenas nesta segunda-feira, 700 novas empresas solicitaram participação, conforme informou o ministro Luiz Marinho.

Benefícios e contrapartidas

O Programa Emergencial de Apoio Financeiro tem como proposta o pagamento de duas parcelas de R$ 1.412 cada, a serem depositadas nos meses de julho e agosto. Em contrapartida, as empresas que aderirem ao programa não poderão demitir os trabalhadores beneficiados durante um período de quatro meses, a menos que haja pedido de demissão por parte do funcionário.

A adesão ao programa deve ser realizada no Portal Emprega Brasil, na versão destinada aos empregadores. É necessário acessar o portal com login no Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal.

Empregados domésticos também podem solicitar benefício

Os empregados domésticos que foram afetados pelas enchentes e tiveram suas residências atingidas também têm a possibilidade de solicitar o benefício. O pedido pode ser feito diretamente pelo empregado, utilizando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Emprega Brasil – Trabalhador, até o dia 26 de julho.

O pagamento aos empregados domésticos beneficiados será realizado pela Caixa Econômica Federal, garantindo o crédito automático na conta corrente ou poupança dos beneficiários. Para aqueles que não possuem conta bancária, será aberta de forma automática uma Poupança Caixa Tem, possibilitando a movimentação por meio do aplicativo.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok