Golpistas usam site falso do Enem para fraudar inscrições

Família é enganada ao tentar inscrição no Enem para a filha menor de idade

A família da jornalista Mônica Siqueira teve uma surpresa desagradável ao tentar inscrever a filha menor de idade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Moradora de Brasília, a jovem deseja realizar a prova como forma de treinamento antes de concluir o ensino médio.

Golpe na inscrição do Enem

Ao tentar fazer a inscrição na última quinta-feira (30), a família encontrou um site falso que se passava pelo oficial. A página era muito semelhante ao design original e oferecia todos os passos necessários para a inscrição, incluindo a cobrança da taxa de R$ 85, com opção de pagamento por boleto ou pix.

Golpe descoberto

Sem receber qualquer confirmação por email, mãe e filha começaram a desconfiar do golpe. A jovem percebeu que o site falso não perguntava se ela faria a prova como participante “treineiro” ou não. Após investigar com amigos e nas redes sociais, a família descobriu que havia caído em uma enganação.

Site fraudulento derrubado

O site fraudulento, inscricao-2024.com, que enganou diversas pessoas nos últimos dias, foi retirado do ar. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e o Inep alerta que as inscrições devem ser feitas apenas no endereço enem.inep.gov.br, com opções de pagamento por cartão de crédito e débito.

Procedimentos corretos e orientações

O Inep alerta que o boleto de pagamento só é gerado após o acesso ao sistema do exame e ressalta a importância de seguir o processo corretamente para evitar fraudes. A Google, por sua vez, informou que adota medidas rigorosas para evitar anúncios fraudulentos em sua plataforma.

Provas do Enem 2024

As inscrições para o Enem 2024 permanecem abertas até 7 de junho, com uma taxa de R$ 85 a ser paga até 12 de junho. As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação. O Enem é não só um instrumento de avaliação escolar, como também uma porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok