Auxílio Reconstrução: mais de 61 mil famílias gaúchas afetadas pelas chuvas recebem benefício
Mais de 61,6 mil famílias do estado do Rio Grande do Sul que foram afetadas pelas intensas chuvas recebem, nesta quinta-feira (6), o Auxílio Reconstrução. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, desde que o benefício foi lançado, aproximadamente R$ 510 milhões já foram pagos a quase 100 mil famílias.
Recebimento do Auxílio
Os beneficiários do Auxílio Reconstrução não precisam se preocupar em abrir contas bancárias para o recebimento do valor. A Caixa identifica se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança no banco e realiza o crédito automaticamente, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Caso o beneficiário não tenha uma conta, a Caixa, de forma automática, abre uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Processo de Pagamento
Para que o Auxílio Reconstrução seja liberado, é necessário cumprir algumas etapas:
- As prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);
- O responsável familiar acessa o site do Auxílio Reconstrução, realiza o login com a senha do portal Gov.Br e confirma o cadastro;
- Os dados são verificados pela Dataprev, que envia à Caixa a folha de pagamentos de forma escalonada, à medida que as famílias são cadastradas e confirmadas;
- A Caixa efetua o crédito em conta para o beneficiário em até dois dias úteis após o recebimento da folha.
Movimentação do Benefício
Segundo a Caixa, caso o beneficiário já possua conta corrente ou poupança no banco, ela será utilizada para o crédito do benefício. Nestes casos, a movimentação pode ser feita com o cartão da conta ou de forma digital no Internet Banking.
Se o beneficiário não tiver conta no banco, uma conta será aberta através do Aplicativo Caixa Tem. Por meio do app, é possível realizar compras em estabelecimentos, transferências via Pix, pagamento de contas e boletos, entre outras operações.
A Caixa orienta que o beneficiário apenas se dirija a uma agência em caso de impossibilidade de acesso ao aplicativo Caixa Tem ou falta do cartão para movimentação.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok