
CPB espera reunir mais de 20 mil pessoas no Festival Paralímpico em 2025
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está com grandes expectativas para a segunda edição do Festival Paralímpico em 2025, esperando reunir mais de 20 mil pessoas com idades entre sete e 23 anos. O evento, conhecido como Festival Loterias Caixa, está marcado para este sábado (20), das 9h às 11h30 (horário de Brasília), em 105 locais distribuídos por 26 estados do país e no Distrito Federal. As atividades planejadas incluem vivências no esporte adaptado.
Inscrições abertas para o evento no Centro de Treinamento Paralímpico
As inscrições ainda estão abertas para as atividades que serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, na zona sul de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23h59 desta sexta-feira (19) através de um formulário digital. Nas outras 104 sedes, o cadastro foi realizado em horário comercial, diretamente nos locais.
Modalidades esportivas e participação aberta a diferentes faixas etárias
Cada núcleo participante do evento apresentará diversas modalidades esportivas, todas adaptadas para atender às necessidades dos participantes. No Centro de Treinamento Paralímpico, por exemplo, os esportes disponíveis para prática incluem atletismo, badminton e vôlei sentado. Este centro é reconhecido por receber a preparação dos principais atletas paralímpicos do país.
De acordo com o CPB, crianças, jovens e adultos dentro da faixa etária do Festival também podem participar, com as inscrições limitadas a 20% do público total. O evento precede o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (21), e o Dia do Atleta Paralímpico, comemorado na segunda-feira seguinte (22).
“O objetivo do Festival é provocar a criança a fazer atividade física. Então, quanto mais crianças nós atingirmos, melhor”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
O Festival Paralímpico teve início em 2018 e, a partir de 2023, passou a ter duas edições anuais. A primeira edição deste ano ocorreu em junho, em 125 cidades do país. Na ocasião, o CT Paralímpico foi substituído, como representante da capital paulista, por nove unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e uma da Rede Lucy Montoro. O evento contou com mais de 27 mil inscritos, estabelecendo um novo recorde desde a sua criação.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









