
Rio Grande do Sul enfrenta maior evento climático de sua história
O estado do Rio Grande do Sul está passando por uma tragédia de grandes proporções devido ao maior evento climático já registrado em sua história. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (21), o número de mortes confirmadas chegou a 161. Além disso, 85 pessoas seguem desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Situação dos desabrigados e desalojados
Atualmente, mais de 654 mil gaúchos estão fora de suas residências, sendo 581.633 desalojados e 72.561 em abrigos temporários cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do estado.
A região metropolitana de Porto Alegre concentra mais da metade dos desabrigados, com 54,09%, seguida pelo Vale dos Sinos, com 26,98% dos afetados pela catástrofe. Em números absolutos, a quantidade de pessoas atingidas chega a 2.339.508, o que representa 21,49% da população do Rio Grande do Sul.
Resgates e impactos nos municípios
O número de resgatados até o momento é de 82.666 pessoas, além de 12.358 animais silvestres e domésticos, como cães e gatos. Dos 497 municípios do estado, 464 tiveram suas rotinas afetadas pelas fortes chuvas, o que corresponde a 93,36% de todas as cidades gaúchas.
Conclusão
A situação no Rio Grande do Sul é crítica devido ao impacto do maior evento climático já registrado no estado, com números alarmantes de mortos, desaparecidos e feridos. A solidariedade e a ação rápida dos órgãos públicos e voluntários se fazem necessárias para ajudar as vítimas e amenizar os efeitos dessa tragédia sem precedentes.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok